29 junho 2012

FICA - Quarto Dia

     O caldeirão cultural de Goiás começa a ferver. Ontem o dia começou com uma homenagem ao escritor Bariani Ortêncio no pátio da Igreja do Rosário, à qual cheguei no fim porque estava montando o ponto de leitura; pobre é assim mesmo, mora longe e chega atrasado. Mas a compensação foi juntar-me aos bons e bater um rango junto com a galera das grandes letras no Restaurante Ipê. De quebra, umas cervejinhas pós-almoço e um bate papo descontraídaço com o repórter Fábio Marinho e esposa, um pessoal cheio de história para contar.
     A tarde no ponto de leitura também foi bem animada com a reunião dos autores conversando com o público e uma contação de causos expontânea e divertida. Falando nisso, aproveito aqui para agradecer ao apoio da galera da recepção do Quartel do XX, Luíza, Jorge e cia ltda, além de expressar minha admiração pelo gesto da turma que está trabalhando com uma fita de luto em memória de Jurema, que junto com eles havia trabalhado em todas as outras edições do FICA. Lá de cima ela deve estar curtindo tudo...  
     Mas antes de cair o pano, percorri as ladeiras de Goiás na pele do Anonimo da Literatura, acompanhando o multitalentoso duo Taise e Lucas, da Companhia Poesia que Gira do grupo de Artes Cênicas da UFG. Os dois cantam uma  barbaridade. Fizemos um roteiro pelo centro, com declamações e músicas diversas, além de algumas mágicas para a criançada, que ficava louca com a máscara. Por fim o improviso que fizemos de "O bêbado e a equilibrista" (para mim foi canja fazer o bêbado; tenho tempo de estrada e copo o bastante para fazer isso "à capela") parou a pizzaria onde fomos jantar; o povo se encantou tanto com a perfomance que rolaram algumas cervejas e pizzas na faixa... É, a arte também enche o bucho, rapaziada. 

     Pena não ter registrado o momento, poque o fera aqui esqueceu o memory card da máquina de fotografias. Mas vou pedir a alguns amigos que conseguiram umas chapas e depois posto por aqui. 

     É isso, a maré tá virando o quebra-mar e o FICA bombando. 

     ficanapaz   

Nenhum comentário: